A FIFA estabeleceu para 2025 a disputa do novo Mundial de Clubes, que será disputado entre 15 de junho e 13 de julho do ano que vem, nos Estados Unidos.
O Brasil confirmou três clubes, justamente os últimos campeões da Libertadores: Palmeiras (2021), Flamengo (2022) e Fluminense (2023). Só terá uma quarta vaga para o campeão deste ano, que não seja os já classificados.
Serão 32 clubes de todos os continentes, com oito grupos com quatro equipes e os dois melhores de cada avançam às oitavas de final, no sistema mata-mata em jogo único.
De acordo com os critérios da Fifa, além dos três brasleiros/sul-americanos, já estão confirmados os europeus Chelsea e Manchester City (Inglaterra); Real Madrid (Espanha); Bayern Munique e Borussia Dortmund (Alemanha); Paris Saint-Germain (França); Inter de Milão e Juventus (Itália) e Porto e Benfica (Portugal). Do continente asiático, Al-Hilal (Arábia Saudita) e Urawa Red Diamonds (Japão); da África, Al Ahly (Egito) e Wydad Casablanca (Marrocos); da América do Norte, Monterrey e León (México) e Seattle Sounders (Estados Unidos) e da Oceania, Auckland City (Nova Zelândia).
Um ranking criado pela própiria Fifa, vai definir os classificados para as sete vagas restantes. (Da Redação –Foto: Endrick e Murilo do Palmeiras/Getty Images)