Novo colírio aprovado pelos EUA ajuda a enxergar melhor de perto

A Agência Reguladora dos EUA (FDA) aprovou recentemente um novo colírio que melhora a visão de perto. Trata-se do VIZZ, um tratamento oftálmico de prescrição à base de aceclidina, para corrigir a presbiopia (a dificuldade de focar de perto, comum após os 45 anos de idade.
Atua constrigindo suavemente a pupila, criando um efeito semelhante ao “pinhole” de uma câmera – ou seja, amplia a profundidade de campo e traz objetos próximos para foco mais nítido.
Como não estimula significativamente o músculo ciliar (que ajusta o cristalino), não prejudica a visão à distância nem causa aquele efeito de zoom ou embaçamento habitual em outros colírios.
Como funciona – A visão de perto melhora em até 30 minutos após a aplicação, com efeito que dura até 10 horas.
Nos estudos de fase 3 (CLARITY 1, 2 e 3), cerca de 71 % dos participantes apresentaram uma melhora de 3 linhas ou mais na visão de perto aos 30 minutos e 3 horas; e 40 % ainda mantinham essa melhora após 10 horas.
Os efeitos adversos mais comuns foram leves: irritação no local da aplicação, visão escurecida e dor de cabeça, todos transitórios.
Nenhum evento adverso grave foi reportado nos mais de 30 mil dias de tratamento combinados nos três estudos.
Disponibilidade – A aprovação foi anunciada no final de julho de 2025, com expectativa de que amostras do produto comecem a ser distribuídas a partir de outubro deste ano e disponibilidade mais ampla até o final do 4º trimestre de 2025 nos EUA. (Da Redação/Com IA – Foto: LENZ/Divulgação)