Novembro: feriados, datas comemorativas e conscientização

O mês de novembro destaca-se mundialmente por ser o Novembro Azul, que visa conscientizar sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata, sendo o mês mundial de combate ao câncer de próstata, o mais comum entre os homens e causa de morte de 28,6% da população.

Iniciamos o mês de novembro que este ano é o que tem o maior número de feriados durante as semanas, começando com o de ontem, quinta-feira, dia 2, o feriado religioso, Dia de Finados. O da quarta feira, dia 15, o da Proclamação da República e, na outra segunda-feira, dia 20, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

No dia 2 de novembro, é celebrado o Dia de Finados, considerado feriado nacional em conformidade com a Portaria do Primeiro-Secretário nº 29, de 2021 do Senado Federal. Segundo a doutrina católica, o Dia de Finados é o dia para rezar pela alma dos mortos que estão no purgatório, passando por processo de purificação.

Ele também é conhecido como o ‘Dia dos Mortos’, na maioria dos países ocidentais. Como um dos mais importantes rituais da igreja católica, a data tem como objetivo relembrar a memória daqueles que não vivem mais entre nós. Nesse contexto, as almas necessitam de orações para que Deus interceda pelo seu sofrimento e seja conduzida a vida eterna. A data é celebrada desde a idade média, onde também era conhecida como “Dia de todas as Almas”, data que sucede o “Dia de Todos os Santos”, em 1º de novembro.

O responsável por instituir uma data específica para os mortos, foi o monge beneditino Odilon de Cluny, no período da Idade Média, na França. Uma das principais autoridades da igreja, ele instituiu em 2 de novembro de 998. (DC), que todos os seus liderados rezassem pelos mortos nesse dia. A data se popularizou a partir do século XII, se tornou para o mundo cristão o Dia de Finados.

No dia 15 de novembro, é celebrado no Brasil o acontecimento da Proclamação da República, que ocorreu nesse mesmo dia no ano de 1889. Por meio desse evento histórico, a monarquia foi derrubada no país, a família real foi expulsa e a república foi instaurada.

No dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituído pela Lei 12.519/2011. A data faz referência ao dia em que Zumbi teria sido capturado e morto em 1695. Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares, o maior da história do Brasil.

O mês de novembro também traz várias datas comemorativas para o calendário, sendo o Dia do Bandeira, comemorado anualmente no dia 19 de novembro, é uma homenagem à bandeira brasileira, que foi criada logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.O Dia mundial da Alfabetização que é uma data comemorativa que celebra a importância fundamental da alfabetização para a vida dos seres humanos. Essa data comemorativa foi instituída em 1966 e é celebrada anualmente no dia 14 de novembro. O Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil que corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo.

Enfim, seja bem-vindo Novembro Azul!

 

Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.