A iniciativa de se construir uma nova ferrovia, que tem início previsto para 2027, vai beneficiar o tráfego de veículos numa das mais movimentadas rodovias do País, a Fernão Dias. Se as obras começam antes, a operação logística ocorrerá somente no primeiro semestre de 2030.
A construção da ferrovia Serra Azul estima retirar 5 mil carretas por dia da rodovia BR-381, que liga Minas Gerais a São Paulo, e o projeto visa principalmente melhorar o escoamento mineral entre o estado mineiro e o litoral do Rio de Janeiro, justamente por essa linha férrea que terá 26,5 km.
Se por um lado existem críticas sobre possíveis impactos ambientais no trajeto da futura ferrovia, por outro o SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases afirma que a emissão de gás carbônico por ser reduzida até 88% por tonelada transportada, se comparado aos veículos rodoviários.
Os responsáveis pelo projeto garantem que entre Minas e o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, o trajeto será reduzido em 400 quilômetros.
Rodovia – Outro ponto positivo apontado por especialistas e responsáveis pela obra é a redução no número de veículos na Rodovia Fernão Dias (BR-381).
A via conecta os estados de São Paulo e Minas Gerais por meio de uma ligação terrestre direta. Ao todo, 250 mil veículos a utilizam diariamente – sendo 5 mil deles carretas.
Mais de 7,5 mil acidentes foram registrados entre 2021 e o ano passado, dos quais 440 com vítimas fatais. Os dados são da Polícia Rodoviária Federal, mais de 7 mil acidentes foram registrados na rodovia entre 2021 e o ano passado, dos quais 440 com vítimas fatais. (Da Redação – Foto: Divulgação)