Natal, gratidão e esperança

Acredito que a Educação transforma vidas, que é um processo em busca da perfeição, daí a esperança.

Este será o meu trigésimo Natal em Mairiporã. Estou grato por toda minha trajetória profissional, política e de Cidadão Mairiporanense, título proposto pelo então vereador Aladim.

Sou paulistano. Iniciei um novo ciclo em minha vida quando escolhemos residir em Mairiporã, eu e minha esposa Aparecida Nicolino e minhas filhas Rafaela e Carolina no início de 1990. Assumi a efetividade do cargo de diretor na E.E. Prof.ª Nide Zaim Cardoso, experiência incrível. Iniciei meu ciclo de gestor educacional. Convivi com o curso do Magistério (Normal), e também com os cursos primário, ginasial e colegial. Em 1996 a nova LDB denominou-os Ensino Fundamental e Médio.

Conquistei a oportunidade, através de concurso público interno da Secretaria Estadual da Educação em 1995, de assumir a Delegacia de Ensino de Caieiras. Com o falecimento de minha esposa no fim daquele ano me demiti, no início de 1996, reassumindo a escola Nide Zaim.

Em janeiro de 1997 fui convidado pelo prefeito eleito, Dr. Arlindo Carpi, para ser o Secretário da Educação. Com a nova LDB de dezembro de 1996 criamos a rede própria de ensino fundamental-ciclo I, a incluímos no FUNDEF passando a receber recursos no primeiro ano de seu funcionamento em 2018, em março nasceu meu filho Pedro Ivo.

Naquele governo (1997/2000) estabelecemos o Estatuto do Magistério e implantadas 12 (doze) novas escolas municipais. Construímos 9 prédios escolares em 1997 e alugamos 3 (três) outros. Em 1998 inauguramos a Creche Tio Basteco e as escolas Nicolau Pinto da Silva, Nancy De Freitas Rolim, Marcia Monteiro e ampliamos com mais 7 salas de aulas a Armando Pavanelli. Na Terra Preta as novas escolas: Tirsi Anna Gamberini, João Puga, Shiguero Sasaki e a Diomar Miranda Boni. Os prédios alugados abrigaram as escolas hoje denominadas Luiz Telles Batagini – prédio em frente a Padaria do Italiano, onde no período noturno criamos o primeiro curso de EJA- Educação de Jovens e Adultos, outro no Jd. Odorico e na Terra Preta o prédio em frente à escola Pietro Petri.

Em 2007 removi meu cargo de diretor para a E.E. Prof.ª Hermelina Albuquerque Passarella, a primeira escola pública de Mairiporã (1936), e, após pouco mais de 36 anos de serviços na educação estadual, me aposentei em 2013.

Como vereador assumi o primeiro mandato em 2009. Foram 12 anos que me dediquei para representar todos os moradores de nossa cidade defendendo, acima de tudo, o interesse público e a efetividade de políticas públicas, por atender de forma impessoal e genérica contribuindo mais e melhor para o desenvolvimento social. Foram várias as emendas parlamentares que eu trouxe para nossa cidade e muitas vias foram asfaltadas.

Foram aprovadas dezenas de leis de minha autoria entre elas alguns nomes de ruas e de escolas. Fiscalizei o Poder Executivo nos três mandatos. Fui Presidente da Câmara de Mairiporã no biênio 2013/2014.

Propus e fiz parte de Comissões Relevantes e de Comissões Especiais de Inquérito (CEI), notadamente em 2020, presidi as CEIs dos Semáforos e dos repasses de recursos públicos ao Hospital Nossa Senhora do Desterro. Ambas estão no Ministério Público e no Tribunal de Contas para prosseguimento das providencias cabíveis.

Ao encerrar esse ciclo de 30 anos em minha vida, fica o sentimento de gratidão do fundo de meu coração aos Mairiporanenses que me acolheram. Procurei fazer o meu melhor nas condições e prerrogativas de um mandato de vereador e como educador, nos cargos que exerci nesse período aqui em Mairiporã.

Apesar de ser um Natal dentro do contexto de pandemia, para mim tem um sentido especial: Gratidão e Esperança. FELIZ NATAL E 2021 PRÓSPERO!

 

Essio Minozzi Júnior é professor de Matemática e pedagogo. Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP; Planejamento Estratégico Situacional – FUNDAP- Administração Pública-Gestão de Cidades UNINTER; Dirigente Regional de Ensino DE Caieiras (1995-96), Secretário da Educação de Mairiporã (1997-2000) e (2017-2018), Vereador de Mairiporã (2009-2020)