Um dos mais icônicos autódromos do mundo, o de Monza, será palco no domingo da 16ֺª etapa do Mundial de Fórmula 1, o GP da Itália. Conhecido como a casa da Ferrari, mais uma vitória do piloto da Red Bull, Max Verstappen, líder do campeonato, pode encaminhar o título da temporada. Hoje, o piloto holandês tem 109 pontos de vantagem para o segundo colocado e para ser alcançado, é preciso que um mesmo piloto vença cinco provas e Max não marque nenhum ponto, faltando 7 etapas, com 175 pontos em disputa.
A programação prevê dois treinos livres hoje (9), o primeiro das 9h às 10 horas, e o segundo das 12h às 13 horas, com transmissão ao vivo pelo Bandsports. No sábado, das 8h às 9h o terceiro e último treino livre (Bandsports) e das 11h às 12 horas, treino para formação do grid de largada (Band e Bandsports) e no domingo, 10 horas, a largada da corrida, transmissão da Band.
Corrida – O GP da Itália será disputado numa pista com 5.793 quilômetros, com um total de 53 voltas.
O piloto Max Verstappen, além da busca pelo bicampeonato, corre atrás de quebrar o recorde de piloto com maior número de vitórias numa mesma temporada. O holandês já tem 10, enquanto Michael Schumacher e Sebastian Vettel são os recordistas nesse queito, com 13 vitórias cada.
Classificação – Com 310 pontos, Verstappen lidera, seguido de Charcles Leclerc (Ferrari) e Sergio Perez (RB) ambos com 201, George Russell (Mercedes) com 188 e Carlos Sainz Jr. (Ferrari) com 175 pontos.
No Mundial de Construtores, a RB soma 511 pontos, Ferrari com 376 e Mercedes com 346. (Da Redação – Foto: monzanet.it)