Meteorologia prevê chuvas acima da média em São Paulo no verão

A estação mais quente do ano, o Verão, teve início na terça-feira (21) e vai se estender até o dia 20 de março de 2022. É um período caracterizado por altas temperaturas em todo o País, pela posição relativa da Terra em relação ao Sol mais ao Sul, o que torna os dias mais longos que as noites.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o verão que se iniciou tem previsão de ser mais quente e chuvoso no Estado de São Paulo, com possibilidade de chuvas acima da média.

Também estão previstas mudanças rápidas nas condições de tempo, que vão de tempo firme a chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade de moderada a forte e descargas elétricas.

Para a região Sudeste, ainda de acordo com o Inmet, a previsão indica chuvas acima da média em São Paulo. O Instituto destaca a ocorrência de tempestades, consideradas normais durante os meses de verão, que não podem ser descartadas. Quanto às temperaturas, deverão ficar acima da média durante a estação.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul, devido às suas características climáticas, com grandes volumes de precipitação, vão ocasionar as chuvas no período em toda a região Sudeste.

O verão no Brasil é muito importante para as atividades econômicas que vão desde a geração de energia, por meio de hidrelétricas, par a agropecuária e reposição hídrica, que reflete na manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios. (Juarez César/CJ – Foto: Divulgação)