Metade do copo está vazio!

A expressão “metade do copo está vazio” é uma forma de evidenciar um ponto de vista pessimista sobre uma situação, focando no que falta ou no que não está presente.
Alguns indicadores educacionais demonstram ‘vazios em alguns copos’! Estudos recentes indicam que 49% dos alunos do 4º ano sabem matemática básica, então na ‘parte vazia desse copo’ há 51% de alunos que não sabem.
O Indicador de Alfabetismo Funcional – INAF divulgou recentemente que “três em cada dez brasileiros com idade entre 15 e 64 anos não sabem ler e escrever ou sabem muito pouco a ponto de não conseguir compreender pequenas frases ou identificar números”. São os chamados analfabetos funcionais.
Esse grupo corresponde a 29% da população, o mesmo percentual de 2018”, ou seja, período anterior a pandemia e de lá pra cá estamos estagnados precisando implantar ações educacionais assertivas.
Diante da paralisação das aulas presenciais durante a pandemia (2020-2021) ocorreu uma lacuna no currículo escolar afetando o aprendizado dos estudantes e, ainda, é uma questão a ser resolvida. O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens anunciada pelo MEC-Ministério da Educação visa cobrir tais lacunas curriculares que ainda precisam ser ofertadas aos estudantes.
O Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB registra a necessidade de ser considerada a efetiva recomposição curricular.
A rede municipal de Mairiporã no IDEB-2019, antes da pandemia, nos 5ºs anos superaram a meta de 6,6 pontos atingindo resultado 6,7 (SAEB 6,81 x fluxo 0,97). Em 2021, pós pandemia, com retorno das aulas presenciais no 2º semestre daquele ano, a rede obtive resultado 6,2 (SAEB 6,18 e fluxo 100%) dimensionando uma ‘lacuna’ de 0,5 pontos.
Em 2023, sem meta estabelecida, atingiu 6,6 pontos, demonstrando uma recuperação, mas, ainda, com 0,1 ponto para atingir a qualidade de aprendizagem da rede municipal de 2019. Portanto, a lacuna de aprendizagem pós pandemia ainda não foi superada e a sua recomposição ainda precisa ser ofertada aos nossos alunos.
Os gestores responsáveis pelas redes escolares que pós pandemia escolheram resolver tais lacunas curriculares adotando as tradicionais recuperações escolares mesmo sem terem apresentado os conteúdos aos alunos em salas de aula se equivocaram, ou seja, como recuperar um currículo escolar que não foi adequadamente ofertado aos seus alunos?
Os governantes e seus secretários da educação precisam reconhecer as escolhas equivocadas e estabelecer ações educacionais assertivas e específicas de recomposição do aprendizado.
Os investimentos na alfabetização implementando o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens e o Pacto EJA – Educação de Jovens e Adultos do MEC busca garantir os direitos educativos dos brasileiros, desde a infância até a fase adulta. Uma adesão necessária para aumentar a ‘parte cheia do copo’!
Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.