A pandemia não terminou e essa terrível doença ainda mata. Mas é fato que o número de mortes é extremamente baixo e que a porcentagem de vacinados com duas doses no Brasil, ultrapassa os 71%. Apesar desta última variante ter se mostrado extremamente contagiosa e ainda provoque muitas restrições pelo mundo, me parece que acabou aquele pavor da Covid-19 para a maior parte das pessoas.
Na Dinamarca, por exemplo, desde o início do mês, o governo local só impõe o uso de máscaras em aeroportos e hospitais. O dinamarquês já leva a vida normalmente e trata como endemia, semelhante a uma gripe comum, os efeitos do coronavirus.
Sem hipocrisia, você que também anda por aí e não sai de casa sem sua máscara, já percebeu que por aqui a coisa já está bem semelhante e esse exemplo europeu?
A utilização da máscara me parece atrelada a obrigatoriedade e não a preocupação. Preciso ser justo, pois em muitos locais, principalmente no comércio, talvez pelo receio de multas, ainda há a orientação para ter acesso apenas com a proteção. O aplicativo Conect-SUS está na crista da onda e ganhou grande notoriedade para comprovação das doses das vacinas. Os totens de álcool em gel infelizmente estão cada vez mais obsoletos e as fotos nas redes sociais demonstram a cada dia uma vida quase normal como a do início de março de 2020.
Cada vez menos as máscaras cobrem nariz e boca. Estão migrando para os queixos. Cansei de ver gente colocando a máscara apenas para fazer foto, que evitasse alguma crítica hipócrita. Discorde se for capaz e argumente, mas posso dizer que cuidados mesmo, como os de antes, envolvendo distanciamentos e máscaras, são raros.
Parecem até aquelas leis abolicionistas da primeira metade do século XIX, criadas para que os ingleses acreditassem que o Império estivesse preocupado com os direitos humanos, enquanto de fato a escravidão era uma triste realidade e naquele momento ainda longe do fim.
Luís Alberto de Moraes tem formação em Letras, leciona há quase vinte anos e prepara o lançamento de um livro de crônicas e poemas. @luis.alb