As eleições de outubro do próximo ano podem registrar uma mudança significativa no comportamento do eleitorado de Mairiporã. Nove deputados federais que, juntos, receberam pouco mais de 11 mil votos no município em 2022, não pretendem disputar a reeleição – o que deixará esse contingente de votos “sem dono”.
Em 2022, esses candidatos receberam: Carla Zambelli (5.031 votos), Alex Manente (foto) (1.606), Eduardo Bolsonaro (1.548), Guilherme Boulos (1.335), Ricardo Salles (1.023), Marco Feliciano (387), Erika Hilton (306), Alexandre Padilha (148) e Luiz Marinho (8).
O total representa 25% dos 45.317 votos válidos registrados para deputado federal no município.
A tendência é que esse eleitorado seja pulverizado entre novos nomes, a menos que candidatos da própria cidade entrem na disputa, o que poderia concentrar parte desses votos.
Historicamente, Mairiporã não tinha forte influência de lideranças locais na escolha de deputados federais, o que favorecia a dispersão dos votos e dificultava a consolidação de representantes alinhados ao município.
Esse cenário começou a mudar após as eleições de 2022, quando pelo menos quatro deputados passaram a destinar emendas parlamentares para a Prefeitura, fortalecendo relações políticas e a presença desses nomes na cidade. (Wagner Azevedo/CJ – Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)