A PRIMEIRA Clínica-Escola do Autista no Estado de São Paulo foi implantada na cidade de Santos, e neste ano vai completar quatro anos em operação. Trata-se de um Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento, com atendimento 100% SUS e que conta com equipe multidisciplinar que presta atendimento clínico a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) de todas as idades. O equipamento é gerido de forma compartilhada entre Prefeitura e uma OS em Saúde.
Mairiporã vai ser a segunda cidade no País a contar com uma unidade, que será construída no bairro do Lavapés.
Uma vez inaugurada, o trabalho desenvolvido no local buscará sociabilizar e dar autonomia para que essas pessoas possam fazer atividades do dia a dia, inclusive com o importante papel do ambiente projetado para o aprendizado, o que inclui a estrutura, a arquitetura, luzes e cores. Cada paciente recebe atendimento integral, a partir da avaliação de suas necessidades por meio da metodologia ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês), de intervenção comportamental, que cria situações que geram aprendizados para situações rotineiras.
A equipe de trabalho será formada por profissionais de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Assistência Social, Intervenção Pedagógica (Psicopedagogia), Educação Física, Odontologia e Psiquiatria, além da diretoria, coordenação, secretaria, segurança, serviços gerais e manutenção preventiva e corretiva.
O trabalho desenvolvido para que a cidade conte com essa clínica-escola, teve a participação efetiva do prefeito Aladim e da presidente da Câmara, Leila Ravazio.
Legenda:
Primeira clínica-escola para atendimento a autistas, na cidade de Santos
Crédito:
Divulgação/PMS