Mairiporã terminou o mês de setembro com aumento de casos de homicídio doloso (quando há intenção de matar), tentativa de homicídio, lesão corporal dolosa, lesão culposa por acidente de trânsito. Estupro e furto em geral, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Chama a atenção o total de homicídios dolosos, cujo indicador aumentou de 4 para 11 até setembro deste ano, quase três vezes mais. E se comparado com todo o ano de 2020, quase dobrou. Nos dozes meses do ano passado foram 6. Esse indicador só foi maior em 2018, quando 15 mortes foram registradas.
Crescimento espantoso também em relação às tentativas de homicídio, que passaram de 1 para 10. Já os casos de estupro praticamente se mantiveram estáveis, porém com altos indicadores: 21 até setembro do ano passado e 22 até o mesmo mês em 2021.
Outro dado que chama a atenção refere-se às lesões corporais culposas por acidente de trânsito, que aumentou de 39 para 73, ou seja, mais que o dobro. E os furtos em geral também dispararam, saltando de 285 para 380 no mês passado.
No mesmo período tiveram queda nos índices os homicídios culposos por acidente de trânsito, caiu de 6 para 5, ainda assim um número alto; os roubos em geral, de 116 para 113, os roubos de veículos, de 61 para 58, os roubos de carga, que passaram de 14 para 12 e os furtos de veículos, de 64 para 55.
Homicídio doloso por acidente de trânsito e roubo a banco não tiveram nenhuma ocorrência nos dois períodos comparados. (Salvador José/CJ – Foto: Divulgação)