O Instituto Sou da Paz divulgou na semana passada o IECV (Índice de Exposição aos Crimes Violentos) relativo ao ano de 2022, que aponta quais são as cidades mais e menos violentas do Estado de São Paulo. Nenhuma cidade da região se destacou entre as melhores, mas também não apareceram na lista das mais violentas. Mairiporã, de acordo com os dados, é a segunda cidade com menor exposição a crimes violentos na região.
O IECV leva em consideração os índices de crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubos, roubos de veículos e roubos de carga). São analisados os números de todos os municípios paulistas com mais de 50 mil habitantes.
O número do IECV pode variar entre 0 e 100. Quanto mais próximo de 0, a cidade tem menos exposição aos crimes violentos, ou seja, mais segura. Já quanto mais próximo de 100, o município registra mais crimes do tipo, portanto, menos segura.
Mairiporã e região – De acordo com o estudo, Mairiporã aparece com o IECV 9,45, o segundo melhor dentre os cinco municípios que formam a região. Está atrás de Francisco Morato (7,06), e na sequência Caieiras (9,58), Franco da Rocha (9,66) e Cajamar (12,10).
O índice obtido por Mairiporã é resultado da pontuação obtida em IECV Vida (5,02), IECV Dignidade Sexual (18,54) e IECV Patrimônio (6,26).
Os crimes sexuais (estupros) são altos na região: Francisco Morato (9,56), Franco da Rocha (19,67), Caieiras (22,97) e Cajamar (27,60).
O levantamento aponta que entre os 10 municípios com os maiores índices de violência do Estado de São Paulo, cinco estão no litoral. Peruíbe é a cidade com a pior nota de todo o estado, com IECV de 19,02.
Os organizadores do levantamento apontam que, entre as possibilidades para este índice elevado nas cidades litorâneas seria devido a população flutuante que esses locais recebem em época de alta temporada do turismo.
Há dois anos o IECV mostrava Mairiporã com um índice um pouco melhor, 8,62, assim como as demais cidades: Caieiras (6,68), Francisco Morato (7,74), Franco da Rocha (8,87) e Cajamar (10,69).
Mais segurança – Nos últimos três anos a área de Segurança Pública em Mairiporã evoluiu com investimentos em viaturas, fardamento, requalificação profissional, armamento, contratação de profissionais e videomonitoramento.
Instituto – O Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV) foi criado pelo Instituto Sou da Paz em 2018, para facilitar a avaliação que agregue várias dimensões da violência e da segurança pública no Estado de São Paulo, analisando diferentes tendências criminais e permitindo uma comparação das estatísticas e do nível de exposição da população a esses crimes entre cidades e distritos policiais ao longo do tempo. (Salvador José/CJ – Foto: Divulgação)