Mairiporã tem a gestão de resíduos mais eficiente da região

Mairiporã possui o melhor Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), com nota 6,8275, entre os cinco municípios da Região do Cimbaju, formada ainda por Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Cajamar. O reconhecimento é do Governo do Estado de São Paulo, que divulgou o levantamento inédito de eficiência de 2023 neste mês. A conquista é reflexo do trabalho e formulação de políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura nos últimos três anos, sobretudo, em investimentos, coleta seletiva e o descarte irregular de lixo.

O resultado significa, também, que a cidade se posicionou entre as que têm Gestão Eficiente, assim como Caieiras, com nota 6,2758. Os demais municípios foram classificados como ‘gestão ineficiente’, com as notas 3,7068 (Cajamar), 3,5000 (Francisco Morato) e 3,4827 (Franco da Rocha).

Pilares – O processo considera quatro pilares da Política Nacional de Resíduos Sólidos: água, esgoto, drenagem urbana e gerenciamento de resíduos. A finalidade é identificar como as cidades estão cumprindo as legislações brasileiras e progredindo nas metas propostas até 2030 pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

O sistema foi lançado pelo Estado em 2008, para avaliar os indicadores técnicos dos municípios do Estado a cada 12 meses. Atualmente, a plataforma proporciona uma revisão mais ampla de 10 eixos temáticos com 25 questões. Anualmente, o IGR avalia a eficiência da gestão de resíduos por meio da atribuição de notas de 0 a 10. (Cláudio Cipriani/CJ – Foto: Divulgação)