O FUNCIONALISMO público municipal, diferentemente de outras cidades e estados, tem muito a comemorar com o pagamento em dia dos salários. Apesar da crise nacional, que reduziu repasses e deixou muitas prefeituras em situação falimentar, o governo do prefeito Márcio Pampuri não só paga em dia os salários, como conseguiu repor os 10% da inflação registrada no ano passado, com abrangência dos ativos, inativos e pensionistas.
A folha de pagamento da Municipalidade chega a R$ 6 milhões (com encargos) e a injeção desse volume de recursos reflete positivamente nos setores de serviços e comércio. No ano passado, o prefeito antecipou o pagamento da primeira (de duas) parcela do 13º salário.
“Não estamos fazendo nada mais que a nossa obrigação. Claro que não está fácil governar sem recursos, pois a crise econômica não aliviou para nenhuma prefeitura. Sei que há cidades e estados que não pagam em dia os salários dos servidores e que muitos nem pagaram o 13º salário do ano passado. A crise reduziu drasticamente a arrecadação do município, o que de certa forma trouxe prejuízos para a qualidade dos serviços públicos prestados”.
O prefeito disse ainda que em relação a outros municípios, a situação é relativamente boa para Mairiporã, porque houve responsabilidade no trato da coisa pública e economicidade com o dinheiro arrecadado.
Ajuste – Mesmo com quedas significativas nas receitas, o bom desempenho financeiro da Prefeitura é atribuído ao ajuste fiscal que a equipe econômica do governo Pampuri fez logo nos primeiros sintomas da crise, com medidas que levaram à demissão de funcionários em cargos comissionados, redução dos salários do prefeito e de todo o primeiro escalão e também nas despesas gerais.
O prefeito também enfatizou que a crise não impediu a máquina pública de Mairiporã de seguir investindo no seu desenvolvimento.
“Ao contrário de outas esferas governamentais, que são eficientes quando se trata de arrecadar impostos, mas absolutamente perdulários para gastar os recursos arrecadados, fizemos o caminho inverso com muita transparência”, finalizou o prefeito.