Mairiporã está no ranking das cidades mais desenvolvidas, segundo o Connected Smart Cities

Se no ano de 2023 Mairiporã apareceu no Ranking Connected Smart Cities dentre as 100 melhores cidades nos pilares em Economia, Empreendedorismo e Segurança, no ano passado melhorou ainda mais a sua performance, ao acrescentar mais dois pilares: Mobilidade Urbana e Governança. O ranking foi divulgado na última semana.
O Ranking mapeia todos os 656 municípios com mais de 50 mil habitantes, de acordo com o Censo IBGE 2022. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.
A edição 2023 do estudo conta com 74 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades, considerando os seguintes eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, empreendedorismo, segurança, governança e energia.
Indicadores – A edição 2023 do estudo conta com 74 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades, considerando os seguintes eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, empreendedorismo, segurança, governança e energia.
Responsável pelo estudo, a Urban Systems destaca que os resultados apontam a necessidade de gestores públicos e aqueles envolvidos no planejar das cidades, em avaliar e diagnosticar cada município, tendo em mente o conceito de conexão entre os eixos, permitindo pensar uma maior integração nas ações de desenvolvimento, além de aprofundar o número de indicadores avaliados, não apenas de forma comparativa, mas também evolutiva.
A Urban Systems é uma empresa especializada em análise de dados demográficos em mapas digitais, para dimensionamento e levantamento de tendências em desenvolvimento.
Mairiporã – No ranking de 2024, Mairiporã aparece entre as 100 cidades mais desenvolvidas na metade dos eixos analisados, ou seja, em cinco deles: Economia (99º lugar, nota 3,873); Empreendedorismo (66º, nota 1,886); Governança (72º, 7,019); Mobilidade Urbana (90º, nota 3,009) e a melhor colocação, em Segurança (32º lugar, nota 3,875).
Na região, Cajamar também foi destaque, posicionando-se dentre as 100 cidades no ranking geral, e ainda nos eixos Economia, Empreendedorismo e Segurança. Caieiras se destacou em mobilidade urbana e, Francisco Morato, em Segurança. (Wagner Azevedo/CJ – Foto: Débora Brito/ABR)