Mairiporã cumpre as metas no IDEB 2019.

O IDEB-Índice do Desenvolvimento do Ensino Básico é o principal indicador de qualidade da educação brasileira.

O ensino médio da rede estadual em Mairiporã superou a meta estabelecida atingindo índice de 4,4 e os anos finais do Ensino fundamental, do 6º aos 9º anos, também da rede estadual, cumpriu com a meta de 5,3. A rede municipal superou sua meta nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, atingindo o índice de 6,7.

A busca por ensino de melhor qualidade envolve diretamente os profissionais do magistério e as ações de políticas públicas educacionais que definem diretrizes estabelecidas pelas respectivas Secretarias da Educação.

A Secretaria Municipal da Educação – SME, diante de indicadores desfavoráveis nos últimos dez anos, implantou em 2017 seu próprio índice. O IDEM-Índice do Desempenho do Ensino de Mairiporã – IDEM visando a melhorar a qualidade no ensino municipal, Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental.

A partir dessa ação educacional os alunos das escolas municipais passaram a ser avaliados a cada bimestre diretamente pela SME. Essa avaliação externa unificou o processo de ensino-aprendizagem a partir da Matrizes de Referência da Prova Brasil que traz a descrição das competências e habilidades que os alunos deveriam dominar em cada série avaliada. Básico! Ao mesmo tempo os alunos foram se apropriando da cultura de avaliações. A gestão da SME reestruturou a atuação da equipe da Assistência Pedagógica que, juntamente com a Supervisão do Ensino, passaram a acompanhar o desenvolvimento do ensino bimestralmente visando aprimorar o trabalho das equipes gestoras das escolas junto aos docentes em seus encontros semanais de trabalho pedagógico coletivo. Fundamental!

As escolas com seus profissionais do magistério, por sua vez, obtiveram a possibilidade de adequar bimestrais seu planejamento tendo como referência o desempenho de seus alunos. Sendo assim, a educação municipal centraliza toda sua energia na ação continuada do ensino-aprendizagem. Prioridade!

O comprometimento profissional de todos os envolvidos com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino municipal fica evidenciado nesse resultado do IDEB de 2019.  Em destaque o trabalho de centenas de profissionais do magistério municipal ao longo de todos esses anos. Teoricamente esses alunos dos 5º anos avaliados no fim de 2019 entraram no Ensino Fundamental em 2015. Nesses cinco anos conviveram com vários professores e professoras e com vários profissionais do magistério – diretoras, vice-diretoras, coordenadores pedagógicos e professor de apoio pedagógico-PAP – e com eles aprenderam. Durante esse período várias ações educacionais com suas diretrizes foram implementadas e contribuíram com o aprendizado desses alunos. Não tem “salvador da pátria”, mas trabalho coletivo sério em busca de resultado estabelecido. Gestão!

Por isso, tratar a aprendizagem e o ensino como processo, como ação continuada, é reconhecer que cada passo de aprendizagem é fundamental para a próxima etapa. E cada etapa envolve tantas pessoas. Os profissionais da rede municipal de ensino municipal se apropriaram desta etapa com sucesso e agora é necessário aprimorar suas práticas para a continuidade na busca por melhor qualidade do ensino.

 

Essio Minozzi Júnior é professor de Matemática e pedagogo. Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP; Planejamento Estratégico Situacional – FUNDAP- Administração Pública-Gestão de Cidades UNINTER; Dirigente Regional de Ensino DE Caieiras (1995-96), Secretário da Educação de Mairiporã (1997-2000) e (2017-2018), Vereador de Mairiporã (2009-2020)