Mairiporã: 25 anos de ensino fundamental municipal

“Um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la (Edmund Burk)

 

Neste ano de 2023 a educação municipal está completando vinte e cinco anos da implantação do ensino fundamental ciclo I, do 1º ao 5º anos. Um marco importante na história da rede municipal de Mairiporã, que até 1998 atendia apenas a Educação Infantil em doze unidades escolares.

Com a alteração do artigo 211 da Constituição Federal, notadamente nos parágros 2º e 3º, dada pela Emenda Constitucional nº 14, no final dos anos 1996 municípios e estados tinham concomitantemente como prioridade o ensino fundamental, sendo ainda os municípios responsáveis exclusivamente com a educação infantil e os estados com o ensino médio.

Como em 1997 o ensino fundamental de Mairiporã ainda estava sendo atendido exclusivamente pelas escolas estaduais, e como faltavam vagas para crianças no primeiro ano do ensino fundamental, o então prefeito Arlindo Carpi (1997-2000), através da Secretaria Municipal da Educação, resolvou ampliar a rede municipal com o ensino fundamental, ciclo I, de 1ֺ a 4ª séries, naquele momento.

Estava como secretário da Educação naquele período e no primeiro ano de governo planejamos a construção de novas escolas municipais, cujas obras foram licitadas e concluídas para atendimento no ano seguinte. Em 1998 foram acrescentadas oito novas escolas municipais, sete delas para o ensino fundamental, cinclo I, e a outra para atendimento de creche na educação infantil. Ainda em 1997 quatro escolas foram ampliadas com salas de aulas. Foi uma ação rápida para atender a demanda reprimida.

As escolas municipais inauguradas naquele ano possibilitaram a ampliação no atendimento de crianças em creche, com a construção da CEM Tio Basteco, Sebastião Francisco da Costa, primeira creche municipal com prédio próprio. Ao mesmo tempo, no distrito de Terra Preta, foram construídas quatro escolas municipais: a EM Tirsi Anna Castellani Gamberomo, ao lado da Paróquia Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, a EM Shigeru Sasaki, no Jd. São Francisco, a EM Diomar Miranda Boni e a EM João Puga Dias. As outras duas, EM Profª Nancy de Freitas Rolim, na Estância Santo Antônio e a EM Nicolau Pinto da Silva.

Na EM Prof. Armando Pavanelli, no Jd. Fernão Dias, que já tinha 3 salas de aula, foram construídas mais sete novas salas para atender as crianças de seu entorno. Nas escolas da rede estadual, a EM Mufarrege Salomão Chamma, no bairro Lavapés, a EE das Colinas, em Terra Preta, foram construídas pela Prefeitura. Nas municipais já existentes, EM Marcia Monteiro, Vila da Sabesp e EM Renato Pinho, no Cinco Lagos, receberam também novas salas, respectivamente duas e uma.

Naquele momento, praticamente duplicamos o número de alunos na rede municipal e, ao mesmo tempo, foram feitos concursos públicos para professores e diretores de escola para cobrir o atendimento dos alunos dessas novas unidades. Muitas das professoras que entraram na rede municipal naquele período, estão perto da aposentadoria especial.

Como também fui secretário da Educação de Mairiporã, nos anos 2017 e 2018, implantamos a CEM Profª Katsuko Shimura, na região central da cidade.

Em 2001, o novo govermo municipal assumiu escolas da rede estadual que atendiam o ensino fundamental ciclo I, salvo engano, doze unidades que, acrescentadas com as existentes antes de 1998, hoje somam uma rede municipal com 44 unidades escolares.

 

Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.