As estatísticas criminais referentes ao mês de maio, foram divulgadas na quarta-feira (26) pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) e os índices, na comparação com abril, tiveram queda de 4,9%. Foram 124 ocorrências policiais em abril e 118 em maio.
Um dado que chama a atenção é o contínuo crescimento de homicídios. Os dolosos (quando há intenção de matar) chegam a 4 nos primeiros cinco meses, enquanto os culposos por acidentes de trânsito registram o dobro, 8 casos.
De acordo com os números, o mês de maio contabilizou 1 homicídio doloso, 3 homicídios culposos por acidente de trânsito, 22 lesões corporais dolosas, 9 lesões corporais culposos por acidentes de trânsito, 3 estupros, 20 roubos em geral, 4 roubo de veículos, 2 roubos de carga, 47 furtos em geral e 7 furto de veículos.
Os casos de estupro, embora menores que nos primeiros cinco meses de 2023 (13), seguem tendência de alta, com 10 registros de janeiro a maio deste ano.
Se entre os mesmos meses (maio) houve queda, no comparativo entre os quinquemestres a violência aumentou 16,2% (600 x 485). (Cláudio Cipriani/CJ)