Na última semana a Câmara de Mairiporã inaurugou a galeria lilás. Uma bela iniciativa que valorizou a importância das mulheres e sua participação no parlamento mairiporanense ao longo dos anos. Uma bonita homenagem foi feita e uma galeria fotográfica organizada em ordem cronológica agora está expondo o rosto das nossas vereadoras. Na atual legislatura contamos com duas vereadoras entre as treze cadeiras ocupadas no quadriênio. Sem dúvida, a escola do parlamento e cidadania está de parabéns pela iniciativa, bem como o presidente da Câmara pela propositura e os vereadores pela aprovação.
Outro dia, os escritores foram lembrados com uma semana só para eles. Também foi inaugurada a galeria dos presidentes e agora, com muita justiça, as mulheres foram enaltecidas. O evento contou com autoridades, familiares e amigos, além da ilustre presença da primeira dama do município, Luciana Hamid.
Meu destaque vai para a amiga Lúcia Naf, que muitos não lembravam, mas também esteve vereadora. Lúcia da Promoção, Dona Lúcia, Lúcia do PL, tantos maneiras que nos acostumamos a conhecê-la e que justificaram os calorosos aplausos no plenário durante o seu emocionado discurso. Tantos anos voltados à causa política fizeram com que ela pudesse se tornar uma figura pública querida e admirada. Atualmente, Dona Lúcia é vice-presidente do Fundo Social de Solidariedade e, junto à primeira dama, emcabeça a campanha Natal Solidário, que chega a sua terceira edição neste dezembro.
Importante lembrar que todos podem colaborar com a campanha, retirando as sacolinhas na sede do Fundo Social e devolvendo com um boneca no caso das meninas, um carrinho no caso dos meninos, além de uma caixa de chocolate.
Fico muio feliz em ver a Dona Lúcia sendo ovacionada com tanto carinho. Ela é bastante merecedora das homenagens, já que se trata de alguém de coração enorme e que se dói pelos outros. Costuma me chamar de filho, como chama os que estão ao seu redor e que ela tem apreço. Foi uma das grandes incentivadoras para que eu publicasse meu primeiro livro e sei que torce muito pelo meu sucesso.
Generosa, discursou agradecendo dentro outros ao querido “Bó”. E quem não conhece o “Bó”, não é mesmo? Só ficar uns minutinhos próximo à Prefeitura e logo o vemos nas calçadas da Alameda Tibiriçá, com seu bonezinho, indo e vindo. Funcinário aposentado, tem se dedicado ao auxílio também voluntariamente no Fundo Social.
Enfim, caro leitor, que as justas homenagens continuem sendo feitas, de forma que possamos valorizar as pessoas em vida, reconhecendo o valor que possuem e colocando o sentimento da gratidão no mundo que carece tanto. Quando fazemos o bem, os primeiros beneficiados somos nós mesmos, mas como faz bem quando encontramos pessoas que sabem agradecer e nos valorizar. É um incentivo a continuar fazendo o melhor. Dona Lúcia, obrigado pela amizade e oficialmente registro neste espaço os meus parabéns pela sua inclusão na Galeria Lilás!
Luís Alberto de Moraes – @luis.alb – Autor do livro “Costurando o Tempo – dos Caminhos que Passei”