A expectativa entre os lojistas é que o Dia dos Namorados, data importante para o comércio, é que as vendas subam até 10% em relação ao mesmo período de 2019, o último ano antes da pandemia da Covid-19. Nos dois anos que se seguiram as receitas foram comprometidas. A data é comemorada em 12 de junho.
O bom desempenho de vendas na Páscoa e Dia das Mães deste ano faz com que o otimismo alcance também essa comemoração.
“O comércio está otimista para esse Dia dos Namorados. O setor registrou resultados bastante positivos nas últimas datas comemorativas, como Natal, Páscoa e Dia das Mães, o que mostra uma recuperação gradual do poder de compra do consumidor. É importante os lojistas estarem preparados para a data, reforçando estoques, planejando promoções, tudo para atrair ainda mais a atenção dos consumidores, nessa época em que o amor está no ar”, disse o gerente de uma loja de confecções e calçados.
De acordo com boa parte dos lojistas, os segmentos de presentes que deverão ser mais procurados são, pela ordem: vestuário, perfumes e cosmétricos, ca~lçados e bolsas, relógios, flores e chocolate.
Embora presente nas principais datas como um dos setores que mais vendem, as lojas de eletroeletrônicos (com destaque para celulares) não serão as mais procuradas.
Para este Dia dos Namorados o ticket médio passa de R$ 100,00 e os consumidores homkens têm um gasto maior com presentes.
Aumento – Segundo analistas, o e-commerce também deverá registrar aumento nas vendas.
No ano passado as vendas no comércio eletrônico foram as que mais cresceram, com faturamento superior a R$ 4 bilhões. (Lúcia Helena/CJ – Foto: Reprodução)