Justiça Eleitoral já barrou três candidaturas à Câmara em Mairiporã

A Justiça Eleitoral de Mairiporã indeferiu três registros de candidaturas entre aqueles que disputam uma das 13 cadeiras a serem preenchidas na Câmara Municipal. Houve ainda uma pessoa que renunciou ao pleito, Vanessa Nobre Cardoso, do PV (Federação Brasil da Esperança).

O indeferimento da candidatura não tem efeito imediato para retirar uma pessoa da disputa eleitoral. O candidato concorre “sub judice” e só é efetivamente barrado caso a decisão não seja revertida na própria instância ou nas superiores – o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dois dos indeferidos envolve candidatos do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), Betânia Quadros e Guarda Luciano, indeferidos em prazo recursal ou com recurso, e um do PL, Sargento Rubão, indeferido em prazo recursal (inelegibilidade infraconstitucional).

No total, dentro do prazo até 15 de agosto, foram registrados 120 candidatos, número que deverá ser alterado de acordo com as decisões do TSE. (Juarez César/CJ)