Uma das principais receitas dos municípios é o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), arrecadado pelo Estado e dividido em percentagem igual (50%) com as prefeituras.
O pagamento deste ano tem início na próxima quinta-feira (11), com a opção de desconto de 3% aos que quitarem à vista. Ainda em uma parcela apenas, mas sem desconto, a quitação pode ser feita em fevereiro.
Os proprietários de veículos que optarem pelo parcelamento poderão fazê-lo em cinco vezes, nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo.
As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados são as seguintes: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras.

Como pagar – São três as modalidades de pagamento, informando o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores): na rede bancária, nos caixas eletrônicos e pela internet, sendo o Poupatempo uma das plataformas digitais à disposição. O motorista também pode pagar o licenciamento, mas terá de quitar outros débitos.
O contribuinte que deixar de recolher o imposto pagará multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic, taxa básica da economia. Após 60 dias de atraso, o percentual final é de 20% de juros e multa. (Salvador José/CJ – Ilustração)