A Câmara de Vereadores de Mairiporã, diante diversas reclamações dos munícipes sobre a qualidade e o custo do serviço da ‘nova’ Sabesp, dos valores altíssimos cobrados, acatou a propositura do Vereador Neto Barzil e criou a CAR (Comissão de Assuntos Relevantes) na última sessão, semana passada.
Moradores de diversas cidades da Grande São Paulo, incluindo Mairiporã, Francisco Morato, Franco da Rocha e Caieiras, têm relatado aumento expressivos e injustificados nas contas de água da Sabesp, com relatos de contas que saltaram de valores moderados para valores altíssimos.
As reclamações concentram-se no período após a substituição dos hidrômetros antigos por novos modelos digitais, que os moradores suspeitam estarem registrando consumo de forma errônea.
Diante dessas reclamações dos consumidores, a Câmara Municipal de Mairiporã aceitou a proposta do vereador Neto Barzil e aprovou a Comissão de Assuntos Relevantes. A comissão visa aprofundar os atuais procedimentos da companhia e fundamentar ações necessárias para a correção das possíveis irregularidades, em defesa dos moradores afetados.
O vereador Neto, presidente da comissão, no último dia 13, na primeira reunião com os membros da comissão, decidiu que serão convocados os representantes da Sabesp de Mairiporã para apresentarem a versão da companhia e dar explicações dos aumentos exagerados nas contas, as trocas dos hidrômetros, as cobranças de tarifas de esgoto em locais onde não há rede de coleta de esgoto, as manutenções nas ruas impactadas pela SABESP e o andamento da obra da Estação de Tratamento de Esgoto em Terra Preta.
A comissão também está preocupada com moradores de baixa renda que estão recebendo valores exagerados em suas contas e correm o risco de corte de água.
Em Francisco Morato, o prefeito acionou a Sabesp e instalou uma base do Procon em frente à agência da empresa para atender a população. Em Franco da Rocha e Caieiras, representantes políticos também investigam as cobranças.
Especialistas recomendam que os consumidores comparem o consumo atual com o seu histórico de consumo de água, verifiquem se há vazamentos e, em caso de cobrança indevida, registrem reclamação no Procon de Mairiporã ou na própria Sabesp (Alameda Tibiriçá, 839, Centro), ou Central de Atendimento 0800-0550195 e WhatsApp (11) 3388-8000, Deficientes Auditivos/Fala: 0800.016.0195, Ouvidoria 0800.055 0565.
A privatização da companhia ocorrida em 2025, intensificou o debate sobre a qualidade e o custo do serviço, com moradores relatando tanto o aumento nos valores quanto as falhas no abastecimento.
Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.