Grupo Contadores de Mentira leva nome de Mairiporã em turnê pela Colômbia

O Grupo Contadores de Mentira, com sede em Mairiporã, embarcou ontem (3) para uma série de atividades culturais na Colômbia, onde passarão quase todo o mês.
Há cerca de um ano, em Mairiporã, o grupo tem promovido uma grande diversidade de ações culturais tanto realizadas pela própria Companhia, quanto trazidas de outras regiões do Brasil e do mundo. O grupo comemora ter oferecido 300 atividades gratuitas desde que construiu sua sede no Parque Linear, na região central da cidade.
Este mês de julho o espaço do grupo não receberá atividades já que o grupo está percorrendo com seus trabalhos as cidades colombianas de Bogotá, Barraquilla e Palenque.
Embora já tenha percorrido alguns países como Equador, Peru, Argentina, México, Cuba, Paraguai, Espanha e Dinamarca, é a primeira vez que o grupo viaja para a Colômbia, onde possuem parcerias com grupos teatrais e musicais.
Para esta viajem o grupo levará três espetáculos e também realizará vivencias e intercâmbios artísticos com grupos de teatro de música e de tradições populares.
O grupo desembarca no país vizinho com o Teatro e Ancestralidade, um projeto que se propõe a dialogar com grupos e artistas resistentes ao redor do mundo, sobretudo na América Latina, que possuam identidade histórica, que alimentem movimentos culturais ou que caminhem no contra fluxo do rio.
Esta é a segunda edição oficial do projeto, a primeira foi realizada em Cuba. Neste mergulho, o grupo apresentará as obras teatrais “Curra – temperos sobre Medeia”, “Figura de Encruzilhada” e “Cícera”, além de intercâmbios de pesquisas de linguagem, práticas de criação, vivências culturais, entrevistas e rodas de conversa, dialogando sobre Teatro, Tradições Populares, lutas e miradas sobre o mundo. (Da Redação – Foto: Alessandro Silva)