O Ministério do Turismo reconheceu Mairiporã como destino com potencial turístico e com gestão ativa na área. O município está incluído no Mapa do Turismo Brasileiro 20205, título concedido às cidades que terão prioridade para receber investimentos, ações de capacitação, promoção e estruturação do setor.
Mairiporã faz parte da região turística ‘Entre Serras e Águas’, destacando-se por suas belezas naturais, como o Balneário da Cachoeira da Caceia, o Mirante do Pôr do Sol, além de trilhas, rios, cachoeiras. Conta ainda com turismo esportivo, que oferece diversos eventos do ciclismo, motocross, enduro e outros.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Esporte e Juventude, Fernando Brandão, “essa conquista é resultado do trabalho do Conselho Municipal de Turismo, que está ativo e engajado na construção de um turismo sustentável, organizado e que valoriza nossa cultura e natureza”.
O Mapa é organizado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), coordenado pelo Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo. A categoria “Município Turístico” é a mais elevada entre as três previstas pelo programa federal e é concedida às cidades que concentram os maiores fluxos de visitantes, possuem infraestrutura adequada, serviços voltados ao setor e oferta de atrativos turísticos.
A certificação reforça o potencial de Mairiporã para o desenvolvimento sustentável do turismo, fortalecendo a captação de investimentos, o estímulo à cadeia produtiva e o crescimento da economia local por meio do turismo de negócios, náutico, gastronômico e cultural. (Da Redação – Foto: Divulgação)