Governo do Estado anuncia unidade do Poupatempo em Mairiporã

O Governo do Estado autorizou nesta segunda-feira (28) (foto) a instalação de mais 20 unidades do Poupatempo em cidades da Região Metropolitana de São Paulo, interior e litoral. Desde o início do plano de expansão anunciado em agosto de 2020, 70 postos foram criados pelo Governo de São Paulo.
Entre os municípios beneficiados está Mairiporã, conforme havia anunciado há quinze dias o prefeito Aladim, que mantinha tratativas sobre o assunto junto ao secretário do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
A unidade em Mairiporã vai funcionar no prédio que abriga a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o Estado implanta em parcerias com as prefeituras. As unidades terão estrutura moderna e tecnológica, por meio do sistema Balcão Único, em que atendentes multitarefa são treinados para realizar diversos serviços, incluindo os municipais. O modelo já foi testado e aprovado pela população nos postos de cidades escolhidas para o projeto piloto.
Além dos serviços do Detran.SP, as novas unidades também irão oferecer os do Instituto de Identificação (IIRGD), Ministério Público, da Secretaria Estadual da Educação e das prefeituras.
Atualmente, cerca de 80% dos atendimentos do Poupatempo são por meio das plataformas digitais. Entre os serviços online mais procurados, estão a pesquisa de pontuação, habilitação, licenciamento, as funcionalidades da vacinação contra a COVID-19, além da emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA, entre outros. Basta acessar www.poupatempo.sp.gov.br, o aplicativo Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento.