Com a promessa de mais eficiência nas consultas sobre as empresas da área de construção, o Ministério do Desenvolvimento Regional lançou o novo portal PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat).
Segundo o ministério, a modernização da página permite consultas mais detalhadas sobre as empresas certificadas que produzem, importam e distribuem materiais de construção em conformidade com as normas técnicas brasileiras.
A plataforma reúne informações tanto sobre o processo construtivo, a exemplo de formas mais eficientes de edificação de um prédio ou uma habitação, quanto a utilização das normas vigentes no território nacional.
Com isso, o novo portal traz informações para construtores, projetistas, fornecedores, fabricantes de materiais e componentes ou proponentes de sistemas inovadores, além de famílias em busca de reformas ou construções, como forma de elevar a qualidade das edificações habitacionais brasileiras.
“Vamos permitir que, em um único espaço, qualquer cidadão que se envolva no processo construtivo tenha acesso às novas tecnologias, às inovações e às formas mais eficientes de edificar um prédio ou uma habitação”, disse o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
Ferramenta – O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, é uma ferramenta do governo federal voltado para a qualidade e produtividade na habitação social.
Atualmente, o PBQP-H conta com 21 PSQs (Programas Setoriais da Qualidade), liderados por 12 entidades setoriais nacionais, que monitoram 684 empresas e 1.058 produtos-alvo de 775 marcas comerciais. O programa pode ser acessado diretamente pelo site do ministério do Desenvolvimento Regional. (Agência Brasil – Foto: ABR)