Estudantes de todo o Brasil que sonham em estudar na USP (Universidade de São Paulo) poderão se inscrever, entre os dias 18 de agosto e 7 de outubro, na Fuvest 2026. A fundação responsável pelo vestibular divulgou o calendário da edição nesta segunda-feira (24). Esta é a modalidade tradicional de ingresso na universidade, mas existem caminhos alternativos como o Enem-USP e o Provão Paulista, que ainda não tiveram as datas divulgadas.
Neste ano, a primeira fase da Fuvest será aplicada em 23 de novembro. Os aprovados fazem a segunda etapa nos dias 14 e 15 de dezembro. Já as provas de competências específicas ocorrerão entre 9 e 12 de dezembro, a depender do curso.
A primeira chamada do vestibular está prevista para 23 de janeiro de 2026.
Mudanças na Fuvest 2026 – Nesta edição, os candidatos da Fuvest devem encontrar uma prova um pouco diferente das edições anteriores. A principal mudança, anunciada em fevereiro, é a cobrança de novos gêneros de textos na prova de redação, deixando para trás a tradicional dissertação cobrada há décadas.
Outras mudanças que também estão previstas para o vestibular 2026 da Fuvest são: Divisão das disciplinas em quatro áreas do conhecimento, como ocorre no Enem; Questões mais aplicadas ao cotidiano dos candidatos e da sociedade, fugindo da “decoreba”; Prova mais interdisciplinar, seguindo a tendência dos últimos anos em mesclar as disciplinas.
Calendário Fuvest 2026 – Inscrições: 18 de agosto a 7 de outubro; 1ª Fase: 23 de novembro; 2ª Fase: 14 e 15 de dezembro. Provas de competências específicas: entre 9 e 12 de dezembro, a depender da carreira.
Divulgação do resultado da 1ª Chamada: 23 de janeiro de 2026 (Da Redação)