PROPORÇÃO É DE 1,5 VEÍCULO POR HABITANTE
O governo municipal acertou ao priorizar a construção de uma nova avenida na região central de cidade, para fazer frente à crescente frota de veículos. Mairiporã rompeu em junho a barreira das 60 mil unidades e chegou em setembro, último dado divulgado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), com 60.691 automotores.
A mobilidade urbana sempre foi um problema não só para a zona urbana, como também nas periferias e no distrito de Terra Preta. Com poucas e estreitas ruas, concebidas há mais de um século, o tráfego é um complicador para toda a cidade, que concentra um volume desproporcional de automóveis, ônibus, caminhões e motocicletas, dentre outros tipos.
Frota – Só este ano (janeiro a setembro) são 1.750 unidades a mais, na comparação com dezembro do ano passado.
São 36.836 automóveis e 9.716 motocicletas que, juntos, totalizam 46.552 veículos, ou seja, 76,7% do total.
Na comparação com os últimos três anos (setembro de 2020) quando eram 54.893 unidades, Mairiporã ganhou mais 5.798 veículos, crescimento de 9,6%.
Evitar que o trânsito entre em colapso é uma equação que exige desde já solução por parte das autoridades. Congestionamentos e lentidão no escoamento do tráfego são constantes, até mesmo fora dos horários de pico. Há necessidade de se encontrar meios para oferecer novas alternativas de deslocamento, o que leva à necessidade de ampliação do sistema viário.
Além de melhorar a fluidez, é importante incentivar o transporte coletivo e modais não motorizados, como ciclovias. Especialistas afirmam que quanto mais veículo numa rua ou avenida, maior a probabilidade de atrasos e desconfortos.
Avenida – Segundo o governo municipal, a construção da Avenida Boulevard se impôs para minorar o problema, e embora ainda não exista confirmação oficial, fala-se que a Tabelião Passarella será exclusiva para ônibus e caminhões, e a nova via para os chamados veículos leves, como automóveis, motocicletas e utilitários.
Especialistas afirmam que o crescimento da frota reflete positivamente no desenvolvimento da cidade, se olhado apenas do ponto de vista econômico.
O transporte individual motorizado representa 41% dos deslocamentos diários, o coletivo (ônibus) responde por 26% enquanto outros 33% andam a pé ou outro meio de transporte não motorizado.
Proporcionalidade – Os dados Censo Demográfico de Mairiporã, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostraram que a cidade tem 98.837 habitantes, que comparado ao total de veículos, revela uma proporcionalidade de 1,5 veículo por habitante. Esse dado, até o ano passado, estava próximo de 2 veículos por morador. Salvador José/CJ – Foto: M. Borges)