MESMO sem nenhum planejamento e com a mobilidade urbana no centro da cidade totalmente saturada, a frota de veículos aumenta de tamanho a cada ano. Nos últimos dez anos o número de veículos aumentou 196,5%. Mairiporã ganhou 32.264 veículos no período entre 2005 e 2015, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A tendência, segundo especialistas, é que mesmo em tempo de crise econômica, a frota aumente, e não será impossível, ao final deste ano, atingir a marca de 60 mil unidades, na soma de todos os tipos. “Em geral, as pessoas que vivem aqui têm uma média salarial boa, com alto poder aquisitivo”, enfatizam.
Economicamente, para esses especialistas, o aumento da frota é positivo, pois as empresas vendem mais e a receita da Prefeitura aumenta com os impostos.
Por outro lado, há que se considerar que a malha viária em Mairiporã é precária, com um trânsito congestionado na maior parte do tempo, o que refltete a falta de planejamento urbano, ou seja, não há estrutura para acompanhar o crescimento da frota.
Nos últimos dez anos não houve evolução no sistema viário, pois a cidade fez investimentos em projetos pontuais.
“Em geral as pessoas que vivem aqui têm uma média salarial boa, com alto poder aquisitivo”, disse.
Segundo ele, economicamente o aumento da frota de veículos é positivo. “As empresas estão vendendo os carros e a receita da prefeitura está aumentando com os impostos”, disse.
Fonte: Ovale