Franco da Rocha é a cidade com o maior número de roubos e furtos de veículos entre os municípios que integram o Cimbaju (Mairiporã, Caieiras, Cajamar, Francisco Morato e Franco da Rocha). De janeiro a agosto deste ano, foram 156 ocorrências registradas – 73 roubos e 83 furtos -, o que corresponde a 29,1% do total de 535 casos computados na região. Na prática, isso equivale a pouco mais de cinco veículos subtraídos por dia (5,2).
O levantamento foi feito com base nos dados oficiais da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-SP).
Em seguida aparece Mairiporã, com 100 ocorrências (44 roubos e 56 furtos), equivalente a 18,7% dos registros regionais. O número é praticamente o mesmo do ano passado, quando o município contabilizou 101 casos. Ou seja, 3,3 veículos por dia.
Nas demais cidades, os números são menores: Francisco Morato registrou 146 ocorrências, Cajamar, 67, e Caieiras, 66.
Em Mairiporã, os dados indicam que os furtos de veículos acontecem com maior frequência no período da manhã, especialmente em áreas próximas a locais de trabalho, escolas e academias. Há também alta incidência à noite, o que reforça a necessidade de atenção redobrada dos motoristas e de reforço nas ações de policiamento preventivo. (Da Redação – Foto: Getty Images)