Fevereiro reverte quadro negativo de janeiro e gera 134 empregos formais

O mercadode trabalho formal (com carteira assinada) em Mairiporã se recuperou no mês de fevereiro, com a criação de 134 vagas, praticamente zerando o déficit de janeiro, quando foram fechados 142 postos de trabalho.

Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho.

Todos os setores da economia local fecharam o mês com resultados positivos, ao contrário de janeiro, quando apenas um contratou mais do que demitiu. As 134 vagas criadas foram resultado da contratação de 891 trabalhadores e 757 dispensas.

Setores – Se no primeiro mês do ano a Indústria de Transformação dispensou empregados em maior número, fruto da desaceleração econômica, esse quadro se reverteu em fevereiro, sendo o setor que mais contratou.

Foram 48 admissões, enquanto Serviços, maior empregador da cidade, aparece em seguida com 47 vagas geradas. Comércio (36), Construção Civil (2) e Agropecuária (1), fecharam o mês positivamente.

Em relação aos estoques, a cidade tem 14.540 empregados com carteira assinada. O setor de Serviços segue da dianteira com 5.714 trabalhadores. Na sequência aparecem a Indústria de Transformação (4.511), Comércio (3.720), Construção Civil (481) e Agropecuária (18).

Região – Nos outros municípios que integram a região, Cajamar repete o resultado negativo de janeiro, porém ampliando em quatro vezes o número de demitidos: 1.185. Nos demais o saldo foi positivo: Caieiras (151); Francisco Morato (204) e Franco da Rocha (54). (Salvador José/CJ – Foto: Unsplash)