Festival da Linguiça celebra os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil

BRAGANÇA

O Brasil é conhecido por acolher pessoas de todo o mundo e com os italianos não foi diferente. Atualmente, vivem por aqui 30 milhões de imigrantes italianos, sendo que aproximadamente 20 milhões estão somente no Estado de São Paulo (Dados do Consulado-Geral da Itália).

Em 21 de fevereiro último foram celebrados os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, o que será motivo de homenagem na 12ª edição do Festival da Linguiça de Bragança Paulista, que acontece nos dois primeiros finais de semana de setembro.

Com entrada gratuita, o evento gastronômico que tem como protagonista a tradicional LINGUIÇA BRAGANTINA, e recebe anualmente cerca de 80 mil pessoas, e para 2024, promete unir as gastronomias brasileira e italiana.

O Festival será realizado em meio ao feriado de 7 de setembro, Independência do Brasil, o que permite a muitas famílias conhecerem a “Capital Nacional da Linguiça Artesanal”. A cidade ganhou esse título através de projeto, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

O evento será nos dias 6, 7 e 8; e 13, 14 e 15 de setembro, das 18h às 22h às sextas-feiras e das 10h às 22h aos sábados e domingos, no Posto de Monta de Bragança.

Para a organização do evento, a Associação dos Produtores de Linguiça de Bragança Paulista (Albrag), este ano a festa será especial por unir duas culturas que são muito parecidas.

“Itália e Brasil têm, em comum, a alegria de viver e a tradição em culinárias muito saborosas e de fartura. Criamos receitas que unem as duas cozinhas e esperamos que o público goste”, destaca Lucas Guimarães Bento, produtor de linguiça e membro da organização do evento. (Cristiane Sampaio – Foto: Rubens Scheid)