Faltam 85 dias para a eleição que testa a moralidade política

O ELEITOR irá às urnas para escolher seus novos dirigentes municipais daqui a exatos 85 dias. Quase 60 mil mairiporanenses vão eleger prefeito, vice e vereadores para um mandato de quatro anos. A maior parte do eleitorado segue distante das discussões acerca do processo eleitoral, porém alguns agentes tem intensificado suas ações nos últimos dias.
As dificuldades que os partidos ainda enfrentam são a formação completa da chapa de candidatos a vereador e como construir alianças em meio a um cenário de descrédito da classe política, que na verdade deveria representar a população, aliada a incertezeas e mudanças sensíveis nas regras.
A disputa pela cadeira principal do Palácio Tibiriçá não muda muito do cenário observado no pleito de 2012. Os candidatos, salvo mudanças de última hora, serão três, e não há, neste momento, nenhum franco favorito, conforme sugerem as muitas pesquisas de intenção de voto que circulam pelos bastidores.
Com metade da duração de eleições anteriores, a campanha eleitoral começa no dia 16 de agosto sem palpites certeiros sobre prováveis vencedores. São três os nomes que se declararam pré-candidatos à Prefeitura, com respaldo de seus partidos: Márcio Pampuri (PV), que tenta a reeleição; Walid Ali Hamid (Aladim), do PSC, que ocupa cargo de vereador na atual legislatura, e o ex-prefeito Antônio Aiacydas (PSDB).
Também há dúvida sobre o perfil da composição do Legislativo, mas as chances maiores são daqueles que estão no exercício do mandato.
Recursos – Nesse cenário de incertezas e com dinheiro curto, aliado à proibição de empresas privadas doarem recursos, as campanhas tendem a ser bem mais fracas que em anos anteriores. Tempo reduzido de campanha e falta de maiores recursos, vão levar os candidatos a usar mais sola de sapato e saliva na tentativa de amealhar votos.

Fonte: JCnet

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *