Parceria entre as secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Esportes e Turismo resultou na abertura, na quarta-feira (5), da exposição do projeto Bichinhos da Mata (foto), nas escolas de educação infantil. O propósito, segundo explicou a secretária Márcia Bernardes, da Educação, é despertar o interesse pelo lugar em que moramos, valorizar r respeitar as diferentes espécies de seres vivos.
Pais, alunos, professores e a sociedade de modo geral puderam visitar a exposição e ver os trabalhos feitos pelos alunos da rede, com supervisão dos professores. Cada escola, após trabalhar o tema comseus alunos, elegeram uma mascote através de processo eleitoral.
De forma sensorial, todos os visitantes puderam aguçar todos os sentidos, através da visualização das obras, o pisar das folhas secas e o cheiro de mato fresco. Todo ambiente foi pensado para recriar um clima de mata tropical, como a de Mairiporã. Uma projeção de mata com movimento, juntamente com um cenário de folhas e plantas naturais e os sons da floresta, recriaram um clima idêntico ao natural.
Grande parte do material utilizado na decoração foi reaproveitamento de poda, doado pela Secretaria de Obras. Outra parte foi recolhida na mata, como folhas caídas, tocos, galhos e tudo que poderiam aproveitar da natureza sem danificá-la.
Os alunos da escola José da Silveira, fizeram a apresentação da música, Bichinhos da Mata, composta pela professora Adrineiva e seu parceiro, Cidnei Cardoso.
As crianças também puderam ver a peça de teatro, Dona Onça, oferecida pela Secretaria de Meio Ambiente, uma peça que fala sobre preservação, animais nativos e seus costumes.
A Maritaca e a Capivara, mascotes da Secretaria de Turismo e Esporte, estiveram presentes para alegrar a criançada. (Da Redação – Foto: Divulgação)