Estudo aponta prejuízo por escolas fechadas

O fechamento das escolas durante a pandemia de Covid-19 poderá ter impacto profundo e de longa duração – cerca de 15 anos – sobre a economia brasileira. A avaliação é da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, que divulgou anteontem o Boletim MacroFiscal com um box especial sobre os custos socioeconômicos dessa medida.

Segundo a secretaria, o impacto será sentido no Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas os bens e riquezas produzidos no país), no aprendizado e produtividade do trabalho e no aumento na desigualdade social, já que o acesso ao ensino remoto, ofertado em substituição às aulas presenciais, é distinto, de acordo com as faixas de renda da população.

A SPE considerou que os efeitos da atual crise podem se estender até o final de 2022, resultando em um hiato de três anos na educação de uma grande parcela da população que hoje tem entre 5 e 20 anos (idade escolar). “Um prejuízo de dimensões incalculáveis”, diz o boletim. Uma das alternativas sugeridas pelo estudo é cobrir esse hiato com anos adicionais de estudo após o término da pandemia. (Agência Brasil – Foto: Reprodução/Internet)

  Sisu divulga inscrições para ingresso no ensino superior

O Ministério da Educação (MEC) divulgou que as inscrições para o processo seletivo referente ao primeiro semestre de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ocorrerá de 6 a 9 de abril.
O Sisu é um programa que permite acesso a um curso de graduação em universidades públicas do país. Para participar, o candidato deve ter feito o Enem 2020, obtido nota na redação maior que zero e não tenha participado na condição de treineiro.
O processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2021 acontecerá em uma única chamada e o resultado deve ser divulgado em 13 de abril. A partir dos critérios de classificação, em caso de notas idênticas, o desempate acontece no momento da matrícula e será selecionado aquele que comprovar a menor renda familiar. O processo de matrícula será de 14 a 19 de abril, em dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição de ensino.
As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e os candidatos com melhor classificação são selecionados de acordo com suas notas no Enem.
O acesso ao sistema de inscrição do Sisu agora será realizado com Login Único do governo federal, mediante uma conta gov.br. As inscrições podem ser feitas através do site https://sisu.mec.gov.br/.