Estado cria oito novas Estâncias Turísticas e Mairiporã fica de fora

Mairiporã, mais uma vez, não foi contemplada com a elevação à condição de Estância Turística, conforme o projeto de lei enviado pelo governo estadual à Alesp (Assembleia Legislativa) para atualizar o ranqueamento dos Municípios Turísticos de São Paulo.
Com a aprovação da proposta, o número de Estâncias passará de 70 para 78. Segundo o governo, a seleção das cidades levou em conta estudos técnicos elaborados pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP), responsável pela análise e revisão periódica das classificações.
O secretário municipal de Turismo, Fernando Brandão, contestou a lista das oito cidades escolhidas e afirmou já ter encaminhado um ofício à Setur-SP pedindo esclarecimentos. Segundo ele, Mairiporã figurava entre os municípios mais bem avaliados no ranking preliminar e, portanto, deveria estar entre os promovidos.
“Ficamos surpresos com a notícia e com o projeto que foi enviado à Alesp. Cidades que nem apareciam na última listagem, do nada, surgiram entre as escolhidas. Cumprimos todas as exigências previstas para a mudança de categoria, mas acabamos preteridos”, declarou o secretário.
Com a criação das novas Estâncias Turísticas, o Estado passa a ter 78 municípios nessa categoria. Já a lista de MITs (Municípios de Interesse Turístico) contará agora com 136 cidades, todas aptas a receber recursos do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos).
A Setur-SP destacou que a atualização do ciclo de ranqueamento fortalece a política pública de turismo e consolida São Paulo como referência nacional no setor.
A figura das Estâncias Turísticas foi criada em 1940. Em 2015, o Estado instituiu os MITs e estabeleceu o modelo atual de ranqueamento entre as duas categorias. (Wagner Azevedo/CJ – Foto: Divulgação)