Esperança: discurso de posse do prefeito Aladim

O primeiro ato do prefeito Aladim se deu em sua posse através do primeiro discurso no cargo. A posse dos eleitos, prefeito, vice prefeito e os treze vereadores deu início da nova gestão municipal.

Com os agradecimentos de praxe – aos moradores de Mairiporã, aos apoiadores que atuaram na campanha eleitoral, aos familiares e amigos. Segue parabenizando individualmente a vereadora e os vereadores eleitos. Compartilhando que a responsabilidade de governar Mairiporã será de todos os eleitos e se coloca a inteira disposição para todos os edis e diz: “as portas do gabinete estarão abertas para vossas excelências e a população. ”

Respeitosamente, reitera seu pesar aos familiares do prefeito Antônio Aiacyda e, também, aos familiares enlutados pela Covid-19 em nossa cidade.

Menciona a pandemia que trouxe, por consequência, milhares de óbitos e os impactos na economia em nosso País e no mundo. Se referindo ao orçamento municipal de 2021, destaca que “está a menor em relação ao orçamento do ano passado” e que está recebendo uma dívida (consolidada) de R$ 18,57 milhões (dados do segundo quadriênio de 2020), ou seja, recebeu um orçamento menor e uma dívida muito maior para gerir.

O prefeito busca união com os eleitos para enfrentar esses desafios e anuncia que “desde já o nosso governo preparou um Plano de Ação para os 100 primeiros dias”. Confiante que essas irão garantir com qualidade a continuidade dos serviços básicos nesse período.

Um alento, pois planejar é um verbo muito utilizado e pouco ou quase nada praticado por aqui. Vamos acompanhar!

Diante das restrições de gastos públicos com pessoal impostas pelo programa federativo de enfrentamento para combater a crise instalada pela pandemia, do governo federal, estabelecido através da Lei nº 173/2020, demonstra estar disposto a dialogar com cada setor do funcionalismo municipal para melhor adequar os planos das carreiras. Anuncia que estará reduzindo os cargos comissionados.

A seguir, fez menção ao novo Marco Regulatório do Saneamento Básico e suas metas para acesso a água (99%), coleta e tratamento de esgoto (90%) até 2033. Como há um contrato da prefeitura com a Sabesp para prestar esses serviços, anunciou que pretende adequá-lo as novas regras de metas (o prazo estabelecido até 31 de março de 2022)

Seu discurso, deu ênfase às mudanças necessárias na gestão da cidade, indicando o protagonismo do planejamento, respeitando a transparência e realizando a otimização dos gastos públicos e dos recursos humanos da prefeitura.

Destaca também estar disposto a fazer a integração de seu governo com a comunidade, aprimorando as ações governamentais, respeitando e priorizando o contexto pandêmico visando o bem comum, melhor condição de vida da população mairiporanense.

Ao demonstrar algumas de suas iniciativas frente a mudança do modelo de gestão, alimenta a esperança por dias melhores em nossa cidade.

Depois das declaradas intenções, vamos acompanhar e apoiar as ações do novo governo que atenderem aos interesses públicos.

 

Essio Minozzi Júnior é professor de Matemática e pedagogo. Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP; Planejamento Estratégico Situacional – FUNDAP- Administração Pública-Gestão de Cidades UNINTER; Dirigente Regional de Ensino DE Caieiras (1995-96), Secretário da Educação de Mairiporã (1997-2000) e (2017-2018), Vereador de Mairiporã (2009-2020)