A Secretaria da Fazenda realizou na sexta-feira (2), no plenário da Câmara de Vereadores, o Encontro Municipal dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tratou com as demais secretarias e os segmentos da sociedade local, aspectos relacionados às ações que já estão sendo colocadas em prática, bem como quais os desafios da cidade para os próximos anos, quando se trata de cumprir as metas e objetivos do desenvolvimento sustentável descrito na carta da Agenda 2030, como parte do acordo global firmado com a Organização das Nações Unidas (ONU). O evento contou com apresentações musicais de alunos da rede de ensino e músicos da Banda Marcial Tia Emília.
Ao apresentar o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio vigente, a Prefeitura assumiu o compromisso com a agenda 2030. Posteriormente, a Lei Municipal 4083/21 passou a vigorar e finalmente foi constituída uma comissão para tratar das questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável.
Representantes do secretariado municipal, vereadores e entidades e associações participaram do evento, que contou ainda com membros da Frente Nacional de Prefeitos e do Instituto Cidades Sustentáveis.
O prefeito Aladim passou a ser signatário do programa e do Pacto Global dos Prefeitos pelo Clima e a Energia, que inclui nações da América Latina e Caribe.
A assinatura do documento repercutiu internacionalmente, merecendo destaque nas mídias sociais da Organização, pois coloca a cidade dentre os 153 municípios brasileiros que aderiram ao pacto de Prefeitos pelo Clima e Energia.
Mairiporã, com o trabalho já desenvolvido, se coloca na vanguarda da pauta que todo o planeta e a ONU apontam ser o caminho para as cidades que estão verdadeiramente engajadas na missão de garantir o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio em que vivemos. (Da Redação – Foto: Secretária da Fazenda, Silvana Francinete da Silva, e o prefeito Aladim, durante o encontro municipal da ODS/Divulgação)