Com a melhora nos casos e internações por Covid-19 no município, que já liberou o funcionamento integral do comércio em geral, e sem limitação de capacidade de público, as escolas voltaram a ter aulas presenciais. As particulares voltaram primeiro e a rede público somente em agosto.
Algumas unidades escolares já comportam 100% dos alunos, enquanto outras variam de acordo com a capacidade das salas de aula. A parcela de alunos que ainda não aderiu ao formato presencial ainda é grande, se comparada com a maioria das cidades paulistas. Segundo a Secretaria Municipal da Educação, em Mairiporã é de 30%.
“A maioria das escolas está com sua capacidade de aulas presenciais em 100%, porque possuem espaço físico que permite manter o distanciamento de 1 metros entre os alunos. Outras, precisam usar a escala de revezamento e outras ainda não conseguiram voltar completamente”, disse em nota a Pasta da Educação.
Importância – As autoridades da Educação tem destacado a importância do aluno ter contato direto presencialmente com os professores, pois ajuda no aprendizado e na continuidade do ano letivo.
Estado – No mês de julho, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a retomada das aulas presenciais para 100% dos alunos, por meio de rodízio. Para as creches, o limite seria de 60%.
Cada escola teve autonomia para organizar e definir seus horários de aula, seguindo todos os protocolos sanitários.
No último mês, o Governo de São Paulo informou que mais de 3,5 milhões de alunos voltaram às atividades presenciais, somente nas escolas estaduais. (Lúcia Helena/CJ – Foto: Divulgação)