Em maio, cidade receberá atrações do Circuito Sesc de Artes

No próximo dia 4 de maio (sábado), Mairiporã vai ter intensa programação cultural, gratuita e para todas as idades, que terá lugar no parque Linear. As atrações integram o Circuito Sesc de Artes, com apoio da Prefeitura.

O evento terá início às 16 horas, se estendendo até às 20 horas, com apresentações de circo, artes visuais e tecnologias, literatura e música. Dentre os destaques, o grupo Samba de Agbara, com um repertório em homenagem a mulheres que eternizaram o samba em suas vozes e composições. Realizado em formato de roda, a proposta permite a interação com o público com canções de Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, entre outras. Na discotecagem, a DJ Carlu convida o público a se jogar na pista ao som de clássicos da MPB dançante e da eclética década de 1960, passando por samba rock, forró, canções folclóricas e regionais.

Com o conceito do upclycling de reutilização criativa, o grupo Sucata Quântica mostrará a atividade “Luz e tralhas: construa objetivos criativos”, em que ensinará a montar circuitos elétricos básicos de iluminação para construir luminárias a partir de materiais reaproveitados, explorando a possibilidade de recriar e adaptar objetos que seriam descartados.

Com o espetáculo Futebol das palhaças, a Cia. Asfalto de Poesia entra em campo para mostrar cenas, jogos e brincadeiras que divertem e promovem o conhecimento sobre igualdade. O Coletivo Katurama da fotógrafa e arte-educadora, Evna Moura, traz uma oficina que produz composições artísticas a partir de fotografias, carimbos que representam figuras ou elementos da natureza e tintas naturais.

Já o Grupo de Artes DyroáBayá fará a mediação de leitura em que os objetos e saberes indígenas criam paralelos com o mundo das letras: uma armação de madeira tradicionalmente utilizada para assar peixes recebe os livros, enquanto cestos de cipó apresentam as obras como alimentos que nutrem. Também estão presentes o banco em que os xamãs da etnia tukano se sentam para refletir e entender o mundo, a peneira do saber e o suporte para espremer massa de mandioca, que simboliza o conhecimento vindo da leitura.

O Circuito Sesc de Artes tem como marca a pluralidade por promover a circulação das atividades artísticas em todo o Estado de São Paulo. O projeto em 2024 vai percorrer 122 cidades do litoral, interior e Grande São Paulo, entre os dias 20 de abril e 26 de maio, com mais de 760 atividades gratuitas nas áreas de artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música e teatro. (Da Redação – Foto: Reprodução)