Em 5 meses, número de queimadas é dez vezes maior que em 2023

O número de queimadas em Mairiporã é maior no período de janeiro a maio deste ano, do que no mesmo intervalo de tempo de 2023. De acordo com dados fornecidos pela Defesa Civil do Município, foram 20 focos de incêndios de janeiro até anteontem, enquanto apenas 2 registros ocorreram nos cinco primeiros meses do ano passado.

O superintendente da Defesa Civil local, Robert Peterson Laureano Sales, atribuiu à seca que a cidade enfrentou nos últimos meses esse quadro de muitas queimadas. Nos cinco primeiros meses deste ano choveu 551 milímetros, enquanto esse volume alcançou 701,5 milímetros no período anterior, ou seja, choveu 21,4% a mais em 2023. “A chuva que temos visto nos últimos meses está muito fraca, o ar seco e a mata seca, o que leva à queimada com um simples cigarro jogado ao chão”, enfatizou Robert.

Segundo os meteorologistas, o que pode contribuir no início ou na propagação dos fogos, é a atmosfera, porém, ela não fomenta focos.

Ainda de acordo com as previsões, neste final de semana a cidade enfrentará nova frente fria que pode trazer chuva. Já na próxima semana, também há expectativa de frio, que irá manter as temperaturas baixas, e resultar em mais chuva. (Juarez César/CJ – Foto: Diivulgação)