No decorrer da última semana, a Prefeitura de Bragança Paulista anunciou a elaboração do Plano de Manejo Integrado do Fogo (PMIF), iniciativa que contou com o apoio da The Nature Conservancy (TNC) Brasil e da Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE).
O encontro contou com secretários municipais daquela cidade, além e representantes de municípios vizinhos, Bom Jesus dos Perdões, Mairiporã, Atibaia, Vargem, Jundiaí, Piracaia e Socorro.
Foi elaborado um diagnóstico participativo, que permitiu à comunidade contribuir com informações sobre a origem, a frequência e os impactos das queimadas na região.
O PMIF é um instrumento de planejamento estratégico que vai além do combate ao fogo, definindo diretrizes para sua prevenção e redução de danos ambientais. Baseado na abordagem do Manejo Integrado do Fogo (MIF), o plano integra saberes técnicos, científicos e tradicionais, considerando aspectos ecológicos, econômicos e socioculturais.
A iniciativa está alinhada à Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (Lei nº 14.944/2024), reforçando a governança compartilhada entre sociedade civil, setor produtivo e poder público. Dados do MapBiomas indicam crescimento significativo de áreas impactadas por queimadas em todos os municípios.
O objetivo do plano é permitir ações preventivas do Poder Público durante o período de queimadas, minimizando os impactos ambientais e promovendo a segurança das comunidades e ecossistemas locais.
Para mais informações, acesse o site da SIMBiOSE ou entre em contato pelo e-mail simbiose@simbiose.org.br ou WhatsApp (11) 94054-3280. (Da Redação – Foto: Divulgação)