No dia 29 de março, mais precisamente as 07h57, o céu será palco de um belo “encontro” dos astros: um eclipse. Astronomicamente, os eclipses ocorrem em razão de alinhamento entre o Sol, a Terra, a Lua e os Nodos Lunares. Podem ser classificados como solares ou lunares e ocorrem de forma parcial ou total.
Um eclipse solar acontece sempre na Lua Nova, quando a Lua se posiciona entre a Terra e Sol, bloqueando a luz solar. Por sua vez, o eclipse lunar ocorre na fase de Lua Cheia, quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, fazendo com que a sombra da Terra cubra a este satélite natural. O fenômeno que ocorrerá no dia 29 pode ser observado de forma parcial no hemisfério norte do planeta, sem pontos de observação no Brasil.
Os eclipses Lunares e Solares costumam ocorrer em sequência, devido à inclinação da órbita da Lua em relação à Terra.
De fato, trata-se de evento interessantíssimo, tanto para astrônomos e cientistas da área, quanto para entusiastas da astrologia – sendo esta última a hipótese que certamente se aplica a mim. Na astrologia, os eclipses simbolizam a luta entre o consciente e o inconsciente, a luz e a sombra, o visível e o oculto. Atuam como portal para uma nova fase, lançando luz e movimento para o que necessita de transformação.
Quanto a este eclipse, está fortemente ligado a questões de energia e vitalidade, podendo causar cansaço, falta de ânimo e, em alguns casos, insônia.
Seus efeitos e influências variam de pessoa para pessoa e atingem áreas diferentes da vida de cada indivíduo, a depender do mapa astral de cada um. Seu impacto pode ser sentido até cerca de seis meses após o acontecimento.
E, para entender melhor quais as consequências do eclipse na sua vida, é necessário olhar para dentro de si mesmo. Trata-se de oportunidade de revisão e transformação, funcionando como um convite para olhar para si e identificar quais aspectos da sua vida precisam de renovação.
Astrologicamente, o eclipse solar simboliza um novo começo, uma renovação de energia. A Lua, que representa nossas emoções, instintos e o inconsciente, juntamente com o Sol, o princípio da identidade e da luz interior, estarão alinhados de uma maneira que potencializa a expressão do eu autêntico e a busca por novos caminhos.
É um momento poderoso para definir intenções, iniciar novos projetos e ter a coragem de abandonar o que já não serve. É a oportunidade para deixar ir aquilo não condiz mais com nosso propósito e abrir espaço para um novo ciclo de crescimento e aprendizado.
A energia de Áries, com sua força de vontade e audácia, será um combustível perfeito para aqueles que buscam transformação e renovação. Neste momento, aproveite para refletir sobre sua jornada e o que deseja construir daqui para frente. O céu nos oferece a chance de reescrever nossos destinos – basta estar pronto para agir com confiança e clareza.
E eu prefiro viver assim, sei que sou mais feliz desta forma… utilizando a força que vem do céu, nesta união do Sol e da Lua, para refletir em mim a harmonia deste encontro. E você, caro leitor, pode acreditar ou não em eventos astrológicos, mas se tiver a chance, olhe para o céu e permita-se absorver essa energia celestial também.
Drielli Paola – @drielli_paola. Servidora Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo. Bacharel em Direito, com pós-graduação e extensões universitárias na área jurídica. Entusiasta de psicologia, história, espiritualidade e causa animal. Apaixonada pela escrita.