Dicas de museus para as férias e como chegar a cada um deles

Muitas famílias optam por tirar férias em janeiro, mês de recesso escolar, e São Paulo é um destino repleto de experiências culturais que podem ser exploradas – tanto por turistas quanto por residentes – de maneira acessível e eficiente por meio dos transportes metropolitanos do estado.

Passeios culturais gratuitos são sempre uma boa opção na hora de montar o roteiro com as crianças. A Secretaria de Transportes Municipais (STM) separou sete dicas de passeios gratuitos – um por dia da semana – para fazer usando as linhas da CPTM, EMTU e Metrô.

Casa das Rosas (foto) – A Casas das Rosas é um casarão clássico com estilo francês que  oferece à população de São Paulo cursos, oficinas de criação e crítica literária, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro e exposições ligadas à literatura. O espaço possui também um jardim bastante visitado. Horário de visitação: Terça a domingo – Jardim das 7h às 22h e Museu das 10h às 18h. Entrada gratuita todos os dias. Endereço: Av. Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo. Como chegar: Estação Brigadeiro (Linha 2-Verde).

Catavento – É um museu de ciências interativo com exposições divididas em quatro seções: universo, vida, engenho e sociedade. Horário de visitação: Terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita todas as terças-feiras. Endereço: Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n, São Paulo. Como chegar:  Estação Dom Pedro II, da Linha 3-Vermelha, do Metrô.

Museu do Ipiranga – É a sede do Museu Paulista, especializado em história cultural e material e integra a Universidade de São Paulo. O edifício foi projetado para ser um monumento em comemoração à Proclamação da Independência, ocorrida em 1822. Horário de visitação: terça a domingo, das 10 às 17h. O acesso é gratuito às quartas-feiras e no primeiro domingo de cada mês. No feriado de São Paulo (25/01) a entrada também será franca, a gratuidade será oferecida pela B3, a bolsa do Brasil. Endereço: Rua dos Patriotas, 100, Ipiranga, São Paulo. Como chegar: Estações Alto do Ipiranga (Linha 2-Verde), Ipiranga (Linha 10-Turquesa) e linhas intermunicipais 217, 218, 218EX1 e 314 gerenciadas pela EMTU.

Museu de Zoologia – Teve início na década de 1890, quando diversas coleções formaram o Museu Paulista. O espaço é detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina. Horário de visitação: Terça a domingo, das 10h às 17h. Entrada gratuita todos os dias. Endereço: Av. Nazaré, 481, Ipiranga, São Paulo. Como chegar:  Estações Alto do Ipiranga (Linha 2-Verde), Ipiranga (Linha 10-Turquesa) e linhas intermunicipais 217, 218, 218EX1 e 314 gerenciadas pela EMTU.

Memorial da Resistência – É o maior museu de história dedicado à memória política das resistências e da luta pela democracia no Brasil. Horário de visitação: Quarta a segunda, das 10h às 18h. Fechado às terças. Entrada gratuita todos os dias. Endereço: Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia, São Paulo. Como chegar:  Estação Luz (Linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi) saída Sala São Paulo – acesso pela Plataforma 1 Jundiaí Linha 7 Rubi.

Pinacoteca – Foi inaugurada em 1905 e transformada em museu estadual em 1911. O espaço é o museu de artes visuais mais antigo da cidade, voltado para produção brasileira concebida desde o século XIX até a contemporaneidade.

Horário de visitação: De quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h), quintas-feiras B3 com horário estendido e gratuito somente na Pina Luz: das 10h às 20h (entrada gratuita a partir das 18h). Aos sábados a entrada é gratuita para todas as pessoas nos três edifícios. Endereço:  Pina Luz, Praça da Luz, 2;  Pina Estação, Rua Mauá, 66; Pina Contemporânea, Av Tiradentes, 273.

Como chegar: Estação Luz (Linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi). A Pina Estação pode ser acessada pelo Boulevard João Carlos Martins, que conecta a Estação da Luz aos equipamentos culturais do Complexo Júlio Prestes, onde está a Pinacoteca Estação. Para acessar este caminho, basta seguir as sinalizações da plataforma 1 da CPTM na Estação da Luz.

Museu da Língua Portuguesa – Sua criação teve por objetivo valorizar a diversidade da língua portuguesa e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo. O museu abriu ao público em 2006 e foi reaberto em 2021, após sua reconstrução. Horário de visitação: De terça a domingo, das 9h às 16h30. Entrada gratuita aos sábados. Endereço: Praça da Luz, s/nº, Centro Histórico de São Paulo, São Paulo. Como chegar: Estação Luz (Linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi). (Da Redação – Foto: Paulo Pinto/ABR)