Diretores e coordenadores pedagógicos das escolas de Ensino Fundamental estiveram reunidos na terça-feira (26), na secretaria da Educação, oportunidade em que alinharam estratégias de preparação paras as avaliações externas previstas para os próximos meses. O encontro contou com a participação da secretária de Educação, Lilian Braga, da secretária adjunta, Fernanda Arnoni, e da equipe de assistência pedagógica.
O objetivo principal foi orientar as unidades escolares para a realização do chamado “Dia S”, uma iniciativa que busca transformar o momento da avaliação em uma experiência positiva de confiança, motivação e valorização do potencial dos estudantes. A letra “S” sintetiza valores como Sabedoria, Sonhos, Simulados, Superação e Sucesso, destacando que mais do que uma simples prova, trata-se de uma oportunidade de crescimento e reconhecimento do empenho dos alunos.
Avaliações – Os estudantes da rede municipal participarão de três importantes avaliações: SAEM (Sistema de Avaliação do Ensino Municipal): elaborado pela própria rede de Mairiporã, tem como meta acompanhar a aprendizagem dos alunos e oferecer subsídios para a gestão escolar local. Será aplicado a todos os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, abrangendo cerca de 5 mil alunos.
SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica): de caráter nacional, organizado pelo INEP/MEC, será realizado apenas com os estudantes do 5º ano, cerca de 2 mil alunos. O resultado compõe o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), um dos principais indicadores da educação no país e SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo): de abrangência estadual, é aplicado pela Secretaria de Educação de São Paulo. Em Mairiporã, participarão alunos do 2º e 5º anos, também somando aproximadamente 2 mil estudantes.
Acolhimento e motivação – Durante a reunião os gestores receberam orientações para que cada escola organize um ambiente receptivo e favorável ao desempenho dos alunos no ‘Dia S’. Estão previstas ações de incentivo, atividades de motivação e o envolvimento de toda a comunidade escolar para garantir que os estudantes se sintam confiantes e tranquilos no momento da prova.
De acordo com a equipe pedagógica, a proposta é que as avaliações sejam vividas não apenas como um processo de medição de resultados, mas como uma oportunidade de superação, de valorização dos esforços dos alunos e de fortalecimento da cultura de aprendizagem no município. (Da Redação – Foto: Divulgação)