O dia 13 de fevereiro foi escolhido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) para ser comemorado o dia mundial do rádio, pois marca a criação da rádio das Nações Unidas, no ano de 1946. Dentre os objetivos de se propor essa data, estão o de aumentar a sensibilização do público e da mídia sobre a importância do rádio, incentivando assim as autoridades a estabelecerem e fornecerem acesso as informações através do rádio, bem como melhorar a criação de redes de cooperação internacional entre os organismos de radiodifusão.
O rádio é a mídia de massa que atinge o maior público do mundo e, é também, reconhecida como uma ferramenta de comunicação de baixo custo, sendo por isso, adequado para alcançar comunidades remotas e pessoas vulneráveis: analfabetos, deficientes, mulheres, jovens e pobres, oferecendo-lhes uma plataforma para intervir no debate público, independentemente do nível de escolaridade das pessoas. Outro papel importante desempenhado pelo rádio, enquanto meio de comunicação, está o de informar em situações de emergência, prestando socorro as pessoas em desastres.
No Brasil, o rádio nasceu em 1922, nas comemorações do centenário da Independência, e desde então se tornou um meio de comunicação indispensável ao cidadão. E foi o rádio que serviu de plataforma para a chegada da televisão no País, em 1950. A primeira leva de artistas do novo veículo veio toda do rádio. (Foto: Marcello Casal Jr./ABR)