O processo de habilitação acaba de passar por uma grande reestruturação, com implementação imediata de ações pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), que agora lança uma página dedicada à CNH Paulista, a Carteira Nacional de Habilitação em sua versão mais moderna e mais barata para o cidadão.
O portal traz um passo a passo, orientando o futuro condutor e mostrando o avanço do Detran-SP em cada etapa que requer desenvolvimento tecnológico – além de detalhar todos os custos.
O modelo adotado por São Paulo para a formação do condutor é um híbrido em que os sistemas do Detran-SP se integram com o aplicativo CNH do Brasil, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Dentro desse modelo, é possível buscar profissionais para as aulas, agendar exames no Estado de São Paulo e tirar a CNH no tempo ideal de cada um – o prazo de 12 meses não existe mais.
Antecipando-se à publicação das novas normas federais – Resolução Contran nº 1.020/2025 e Medida Provisória nº 1.327/2025 -, o Detran-SP já havia desenhado o planejamento técnico necessário. Agora, com a definição legal, a autarquia executa as adaptações de forma acelerada, priorizando o que impacta o bolso do cidadão: as mudanças nas aulas práticas e a revisão de fluxos. (Da Redação – Foto: GSP)