Desprocrastine-se: A vida que espera por você

“A maior glória não está em nunca cair, mas em levantar-se sempre depois de cada queda.” (Confúcio)

Você já se pegou dizendo “depois eu faço”? A procrastinação é esse hábito sorrateiro de adiar o que sabemos que precisa ser feito. Não se trata apenas de preguiça. Muitas vezes, é medo, cansaço, insegurança ou até perfeccionismo disfarçado. O problema é que, enquanto empurramos nossos planos com a barriga, a vida vai passando. E silenciosamente, o que era só um “depois” vira “nunca”.
Pense no seu dia comum: o despertador toca, você aperta o botão de soneca mais duas vezes. Levanta correndo, toma café rolando o feed do celular, chega no trabalho já no automático. Aquela ideia boa? Fica para a semana que vem. Aquela conversa importante? Depois a gente vê. Aquele sonho antigo? Quem sabe um dia….
Mas a verdade é que grandes mudanças não acontecem com grandes forças, e sim com pequenos atos repetidos. Novamente eu lembro da louça da pia ela não vai se lavar sozinha, e se você adia, ela só aumenta. Como diz o provérbio que inspira este texto: “Não é a força que destrói a rocha, é a constância da água.”
Lembro de uma história simples, mas que me marcou: uma moça me contou que queria muito aprender a tocar violão, mas nunca começava. Sempre dizia que não tinha tempo, ou que não sabia por onde começar. Um dia, decidiu praticar só 10 minutos por dia. Um ano depois, ela tocava músicas inteiras. Não foi talento, nem sorte, foi constância.
Que belo exemplo, né? A constância começa com o pontapé inicial e com o tempo, vira uma força motriz para continuar. Quando percebemos, um tijolinho virou um castelo. Virou uma fortaleza. Se transformou naquela ponte que nos leva ao sonho de infância, à meta que ficou engavetada e, enfim, concretizada. Na psicologia, falamos da importância de começar e encerrar ciclos, isso faz bem para o nosso ego e nos fortalece para novos desafios.
Cada tarefa concluída é uma pequena vitória que constrói a nossa autoestima.
Reflexão – Desprocrastinar é isso. Não é fazer tudo de uma vez. É começar. É continuar. É insistir mesmo quando parece pouco. Talvez você esteja esperando motivação. Mas… e se a motivação vier depois da ação? Comece pequeno, mas comece hoje. Uma gota por vez, você pode transformar o oceano de uma vida inteira.

Raphael Blanes é Servidor Público Municipal, formado em Gestão em Saúde Pública, Técnico em Vigilância em Saúde com ênfase no Combate às Endemias, especialista em Gestão Hospitalar, graduando em Filosofia e Psicologia. Instagram: @raphaelblanes Email: blanes.med@gmail.com.